Uma história antiga
O Monte da Torre do Frade está situado no Distrito de Portalegre no Alto Alentejo, Concelho de Monforte, Freguesia de Santo Aleixo é um local mágico bafejado pela história do tempo. Esta Herdade foi um convento de 1384 a 1834 tendo sido comprado pelos antepassados da nossa família no ano de 1839. Aqui, cada passo e cada pedra revelam um segredo do tempo.
Venha conhecer-nos, aqui».
A ocupação
A Casa Agrícola da Torre do Frade explora uma área de cerca 3.000 mil ha de terra. A família comprou parte das terras actuais no ano de 1839 tendo as mesmas passado de pai para filho crescendo sempre a área da exploração.
O único grande revés deste projecto agrícola familiar dá-se em Outubro de 1975 “a bem” da Reforma Agrária só tendo ocorrido a desocupação em Abril de 1980. Quando foi retomada a posse destes prédios rústicos nada nos mesmos existia à excepção de um tractor em estado de sucata e mais algumas alfaias que só serviam para ferro velho.
A recuperação
Após a entrega das terras, estas são loteadas e sorteadas pelos cinco filhos, ao início quatro destes cinco mantiveram a exploração do património em conjunto através da criação de diversas sociedades agrícolas para gerir a exploração. Passados poucos anos uma das irmãs opta por sair do grupo de quatro que passa a ser de três. E assim chegamos à administração actual que é tutelada por três ramos da família original sendo eles:
- Bagulho Albino
Maria Luísa Cortes Bagulho Albino* casada com Fernando Manuel Carpinteiro Albino» - Bagulho
Francisco Cortes Bagulho»* casado com Maria João Rosa Bagulho - Bagulho Vasconcelos
Maria Teresa Cortes Bagulho de S. e Noronha Vasconcelos»* casada com Carlos Eugénio de Sant’ana e Noronha Vasconcelos»
* Herdeiros